Vivendo e Aprendendo

postado em: Editorial | 0

Temos sempre ouvido este dito popular. Nele existe uma profunda verdade e que nem todos se conscientizam: a vida é um eterno aprendizado.

O cristão, particular-mente, deveria encarnar este principio uma vez que, toda a Bíblia, além de conter e ser a Palavra de Deus para o homem, é um livro de ensino para o viver diário.
As experiências, quer boas ou ruins, devem ser aprendidas para a melhoria da pessoa. Os judeus tinham, nas mães, o ensino desde pequenos até os doze anos de idade, quando a menina continuava a aprender da mãe e os meninos do pai.

Assim, entendemos em Gênesis 2:1-10, quando Joquebede, torna-se ama de leite de Moisés, e o prepara para mais tarde, ser o libertador do povo em cativeiro; embora criado como filho da filha de Faraó, tinha a essência de sua origem.

O Livro de Jó nos traz o aprendizado de um homem reto, íntegro e que por meio do sofre-mento, descobre um relaciona-mento mais íntimo com o Criador.
Como cristãos temos o desafio de preparar as pessoas para a vida, tanto aqui como para a eternidade.

Ao longo da Bíblia encontramos que foram sempre mulheres as responsáveis pela orientação e definição dos destinos dos filhos. Em Provérbios 31:10-31, encontramos o tipo da mulher perfeita.

Podemos, também, citar dois exemplos, entre tantos: Rute que, orientada por sua sogra Noemi, encontra Boás e passa a fazer parte da genealogia de Jesus.

Podemos mencionar Maria que, com a sabedoria vinda do Alto, soube se colocar no seu papel ao lado de José, para fazer com que o Menino Jesus crescesse em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.

Portanto, como servos de Cristo, temos que ter a humildade para aprender sempre. É uma pena, quando alguém se acha tão auto-suficiente, que não precisa de ajuda, conselhos e orientações, tornando-se soberbo.

Lemos na Palavra de Deus que a soberba e o orgulho foram as causas que fez Lúcifer cair de sua posição diante do trono de Deus. Quando alguém se torna soberbo e orgulhoso, Deus olha e vê, não a pessoa, mas a figura desse anjo caído. Deus abomina a soberba e o orgulho.

O aprendizado pessoal, na Bíblia, no discipulado, nos leva a um quebrantamento a cada dia, entendendo que quanto mais sabemos, menos sabemos. Só Ele tem a soberania de todas as coisas.

Quando nos tornamos discípulos vamos em direção ao caído, ao desanimado, ao prostrado e levamos uma palavra de fé, para restaurar a comunhão dessa pessoa com o Seu Criador.
Vivendo e aprendendo é a nossa caminhada – a morte é a última experiência do ser humano sobre a terra, o último inimigo a ser vencido. Cristo venceu e nós venceremos com Ele!

Somos alunos da Escola da Vida! Quem tem Jesus aprende com o Mestre dos mestres.

Aprendamos a olhar como Jesus; mesmo em meio ao caos, ao lixo e à miséria humana, pode-se nascer o bom perfume, pois Ele é o Lírio dos Vales, a Rosa de Sarom.

Vivendo e aprendendo sempre. Sejamos bons alunos da escola da vida!

 

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.