Há uma diferença entre a crucificação de Jesus e a cruz. A crucificação foi um ato desumano, covarde, de dor, sofrimento e angustia. Representa a tragédia da maldade humana, do ódio, violência, raiva, tortura. Representa também a falta de solidariedade, de amor, de compaixão.
A cruz representa a vitoria do bem sobre o mal, a redenção da humanidade, o restabelecimento da esperança. A união dos céus, na verga vertical, com a terra, na horizontal. Por isso, a benção da cruz.
Nela fomos alcançados pelo Sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, derramado por nós. Encontramos o perdão dos nossos pecados. Houve oportunidade de reatarmos nossa comunhão com o Criador.
O evangelho de Jesus é o evangelho da cruz. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34
Tomar a cruz é confiar totalmente pela fé, no sacrifício que Ele fez a ponto de entregar Sua vida por amor a humanidade. Aceitar e crer em Jesus é tomar uma decisão de que Ele controla a nossa vida, resgatando o corpo, alma, mente, espírito; tudo colocado em Suas Mãos numa aceitação completa do sacrifício do Calvário.
Ele se sacrificou a nosso favor! Ele morreu por nós! A sua morte quitou a nossa divida de pecado com o Pai.
No livro de Isaías, diz: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos, por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. (cap. 53:4,5). Essa é a bênção da Cruz. Ele morreu e Ressuscitou, para que tivéssemos a vida eterna.
A Páscoa representa a cruz vazia. O túmulo vazio. A morte derrotada, pois Cristo está vivo e nós viveremos para sempre com Ele.
Esta é a mensagem da fé cristã – a vida. Vida em Cristo. Através do Espírito Santo em nós, temos a comunhão verdadeira com o Pai. Não estamos sós. Estamos em Cristo. Temos vida. A bênção da cruz, traz vida para nós. A dependência Dele nos leva a vencer cada dia todas as barreiras impostas pelo mundo. A sua palavra nos diz: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo. João l6:33.
A vitória de Cristo na cruz é a nossa vitória.
Ele é o mesmo ontem, hoje, e para sempre. Hebreus 13:8
Creia na bênção da cruz, creia na vitoria sobre o pecado, creia na ressurreição, creia na vida eterna, creia no poder do sangue derramado a nosso favor, creia no poder do Espírito Santo, creia no Cristo vivo.
Crendo assim verdadeiramente teremos uma feliz Páscoa!
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário