Temos ouvido hoje, pela facilidade das comunicações, que muitos cristãos estão se abstendo de frequentar templos e, através da midia moderna, assiste e ouve seus cultos em casa, no trabalho, o que sem duvida, é mais cômodo. Um instrumento de evangelização para atingir os necessitados de uma palavra ou das boas novas do evangelho se torna um perigo para aqueles que já conhecem e tem uma experiência cristã.
Muitas razões são apresentadas para assim proceder, mas nada substitui a comunhão entre os irmãos. Uma igreja composta por crentes comprometidos em realizar a obra de Deus na terra, com meta de alcançar os necessitados para Cristo, propiciando um ambiente de comunhão entre os seus, que prepara e alimenta espiritualmente os filhos de Deus faz a diferença na sociedade. Há uma frase de C. Grant que diz: “A igreja não é constituída por pessoas melhores que o restante do mundo, mas de pessoas que desejam tornar-se melhores do que são”. Esta é a razão por-que Jesus é o cabeça da igreja. Ele pagou o preço, morrendo na cruz do Calvário, para trazer a luz da redenção ao pecador.
A importância da igreja está quando encarna uma das mensagens de Jesus em Mateus 9,36: Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes como ovelhas que não tem pastor. Jesus olhou para as pessoas de seu tempo e teve compaixão. Na segunda multiplicação de pães Ele disse: Tenho compaixão desta multidão (Mateus 15:32). Esta igreja faz a diferença.
Não existe a igreja do eu sozinho. O Senhor disse onde estiverem dois ou três reunidos, ali estarei no meio deles. Portanto Ele se apresenta quando há concordância entre dois. A Bíblia diz mais em Provérbios: O solitário busca seu próprio interesse. Numa sociedade exclusivista, egocêntrica, que está fazendo as pessoas adoecerem da alma, a igreja tem o seu papel curador, trazendo a comunhão e o relacionamento ao ser humano, um ser social e necessitado do convívio com os seus.
Como a igreja é importante nas horas de alegria para celebrarmos, e nas tristezas para chorarmos juntos e sermos consolados, pela presença do Espirito Santo, que atua em nós e sobre nós.
A Bíblia diz em Atos 2:47a: louvando a Deus e caindo na graça do povo: à medida que exercemos o amor e a compaixão para com as pessoas vai se cumprindo a Sua palavra e esta igreja vai sendo edificada e compreendida sob a direção do Espírito Santo.
Participar do culto é participar da adoração, da intercessão, da palavra revelada, da comunhão entre os irmãos, da presença do Senhor em nossas vidas.
Temos um cântico que diz: Você tem valor! A igreja tem valor e é hoje um oásis em meio à sequidão de uma sociedade exclusivista. Esta é a igreja do Senhor. Queremos que nossa igreja seja assim!
Façamos parte dela!
.
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário