Um dos principais postulados deixados por Martinho Lutero, através de suas noventa e cinco teses pregadas na Catedral de Wittenberg, na Alemanha, dando início à reforma protestante, é o fortalecimento da fé através da palavra de Deus, “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em fé. como está escrito: o justo vivera pela fé” (Romanos 1:17). A partir daí, a Bíblia foi traduzida para o alemão e impressa por Gutemberg; assim, o acesso às Escrituras Sagradas foi proporcionando que as pessoas tivessem a possibilidade da leitura da Bíblia e pudessem desenvolver seu relacionamento pela fé com o Criador.
São passados quinhentos anos desde esse acontecimento e nós, agora, ao lembrarmos desse acontecimento, devemos renovar-nos diariamente nesta experiência de fé.
Em um mundo extremamente conturbado com violência, enfermidades, efeitos da natureza como terremotos, ciclones, furacões, guerras e rumores de guerra, grande número de refugiados, e, por outro lado, com tecnologia avançada, comunicação rápida e instantânea, devemos agarrar-nos nesta promessa, pois é a forma de viver do cristão pela fé.
Na carta aos Hebreus, no capítulo 11, veículo 1°, encontramos a definição de fé: “Ora, a fé é a certeza de causas que se esperam a convicção de fatos que se não veem.”
E nesse contexto de hoje, como cristãos, que devemos fortalecer-nos na fé, buscarmos crer na Sua pessoa e confiarmos, e toda a promessa dada a nós por Ele. Ele prometeu que não nos deixaria a sós “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. “(Mateus 28:20).
Prometeu uma nova morada “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” (João 14:2). Prometeu que voltaria para buscar seu povo “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:3). Essas são algumas das muitas promessas que a palavra de Deus tem para nós e que nos estimula a vivermos pela fé.
Um dia após o outro, um momento após o outro momento, ao longo de nossa carreira cristã como numa maratona, buscando vencer cada passo, cada etapa, através da nossa fé.
Que esse legado possa estar presente em nós, renovando-nos a cada manhã, conduzindo-nos em Sua vontade, no caminhar de nossa carreira cristã.
“O justo viverá pela fé.”(Romanos 1:17).
Anips Spina – Pastor Titular
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário