O Reino dos Céus tem um carinho especial pelos enfermos. Jesus sempre deu atenção àqueles que sofriam tanto na alma, como no corpo. Um dos nomes de Deus é Jeová Rafá, “O Senhor Cura”. A ordem dada pelo Senhor foi “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8). Dessa forma, somos instruídos a orar e a interceder pelos que sofrem, a ajudá-los, em todos os sentidos, particularmente quem enfrenta a falta de saúde, que afeta o emocional, e também os atingidos pelas pressões diária, que ficam esgotados do ponto de vista emocional e mental.
Podemos chamar isso, numa linguagem moderna, de capelania hospitalar. John Wesley orientava os pastores, obreiros em sua época, sobre a visitação aos enfermos e aos atribulados. Isso é parte do exercício do ministério pastoral. Somos portadores do evangelho do Reino, que salva, cura, batiza com o Espírito Santo e tem, na volta do Senhor, a esperança escatológica: a cura total para nós, seus servos. A atenção também aos que são profissionais na área da saúde, em todas as vertentes, que além de suas lutas pessoais, ainda desenvolvem o dom da compaixão para atender o próximo. Somos uma geração que está vivendo um dos momentos mais emblemáticos da história da humanidade. Com todo o avanço tecnológico na área da ciência, passamos por uma pandemia mundial, que teve um início e não sabemos como, ou quando, ou se terminará.
Assim somos chamados a cuidar dos que cuidam de nós, em oração, em palavras, em apoio, pois lutam diariamente contra um inimigo invisível. Temos de ter certeza de algo: Deus está no controle de tudo. O Apóstolo Pedro diz: “carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivamos para a justiça; por suas chagas fomos sarados.” (1 Pedro 2:24). Dessa maneira, exerçamos essa capelania, fazendo com que o “Balsámo de Gileade” seja através do Espírito Santo derramado, e pelo Seu poder, salvar, curar, consolar, abençoar a todos aqueles que amam e dependem da misericórdia do Eterno.
Deus, cura nossa nação e todas as nações do mundo!
Deixe um comentário