“Vos entregou o Rei.” é uma frase de um hino muito conhecido pela igreja, pois está contido nos hinários usados no Brasil. Pendão, bandeira, estandarte são expressões que identificam o pavilhão representativo de um estado soberano, país, estado, município, organização, sociedade, clã, coroa, reino, povo, família, corporação, tribo, clube e outras entidades. Neste mês de novembro, mais precisamente dia dezenove, comemora-se o Dia da Bandeira brasileira. Ela possui um hino, bem como uma série de orientações sobre como usá-la corretamente.
As tribos de Israel, que eram doze na saída do Egito, também possuíam estandartes, identificando em qual lugar deveriam se posicionar ao redor do Tabernáculo, quando estavam em movimento ou acampados no deserto. Além disso, a bandeira traz uma mensagem, uma ideologia. Pelo menos duas delas queremos mostrar. As pessoas, quando viam se aproximar um navio com bandeira preta, ficavam com medo, pois era identificação dos piratas, que atacavam, roubavam, destruíam tudo. Por outro lado, a bandeira branca traz a mensagem do símbolo da paz. As legiões romanas marchavam com um estandarte à frente, tendo um desenho de uma águia e a sigla SPQR, abreviatura de uma frase em latim: “Senatus, Populusques Romanus“, cujo significado é “O Senado e o Povo Romano”.
Está escrito em Êxodo 17:15 “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor É Minha Bandeira”. Isso aconteceu após Deus falar com ele sobre a batalha e a vitória que teriam sobre o rei Amaleque, por conseguinte, os Amalequitas. Assim temos o Senhor como nossa bandeira e baluarte ao nosso lado nas nossas, lutas, batalhas, tentações, provações. O Senhor Jesus é um estandarte que vai à nossa frente, demonstrando de qual Reino e Exército fazemos parte. Estamos com aqueles que foram redimidos, perdoados pelo Sangue de Jesus, derramado na Cruz do Calvário.
Nosso nome passa a estar escrito no Livro da Vida, o qual será aberto no final dos tempos, sendo o passaporte para nossa ressurreição, assim como Cristo Ressuscitou. O Espírito Santo nos acompanha na nossa jornada para nos ajudar em nossas fraquezas, convencendo-nos do juízo, do pecado e da justiça. Assim, temos um pendão, um estandarte, uma bandeira, em nossa caminhada no Exército de Deus, pois Ele é essa bandeira, a quem prestamos toda nossa submissão, obediência e respeito, é Aquele que nos amou e ama para todo o sempre. O nosso General é Cristo, Sua bandeira sobre nós é o amor.
Andemos debaixo desse pendão, pavilhão, estandarte, em nossa marcha rumo à Nova Jerusalém, nossa morada final. O Senhor é nossa bandeira, declaramos em alto e bom som, para que todos ouçam e saibam quem é o Senhor Deus Todo Poderoso. Recebemos e temos um Pendão Real.
Deixe um comentário