MATEUS, UM DISCÍPULO ESPECIAL

postado em: Editorial | 0

Quem não assistiu a série The Chosen é recomendado a assistir, ou rever, para notar pequenos detalhes dessa série, que retrata, de maneira especial, a trajetória de Jesus.

No evangelho de Mateus, lemos a respeito de sua chamada. “Partindo dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu:’ (Mateus 9.9). À medida que vamos conhecendo os personagens, observamos que Mateus era um coletor de impostos, figura não benquista pelos judeus, chamado muitas vezes de publicano; e Jesus, como um Rabi, Mestre, não deveria tê-lo como companhia. Nesta série, algo chama muito a atenção: ver esse discípulo com características autistas. Sem dúvida, para o momento que estamos vivendo, é sensacional.

Neste mês, promove-se a conscientização do que é o autismo e do desafio de inclusão de pessoas autistas em meio à sociedade. São diferenciados, dentro do espectro autista, aqueles que têm essa condição. Inteligentes, focados no que gostam, sendo bem cuidados e ensinados, tornam-se pessoas de destaque, apesar de muitos não despertarem atenção, por serem portadores de autismo. A maneira como Mateus é interpretado, extremamente inteligente, meticuloso, ao mesmo tempo reservado, introspectivo, traz a oportunidade de entendermos que a mensagem cristã é inclusiva. Como igreja, devemos sempre buscar entender como a sociedade está se portando, agindo, para podermos levar o evangelho de Jesus com eficácia.

No livro de 1ª Crônicas, lemos: “da tribo de Issacar, duzentos chefes com seus parentes. Todos eles entendiam bem os acontecimentos daquele tempo e sabiam qual era o melhor caminho para Israel seguir.” (1ª. Cr. 12:32 NVT); foram escolhidos para isso e nos orienta que devemos ter a percepção de tudo o que acontece a nossa volta, e nosso papel como cristãos é levar as boas novas da Salvação para cada geração, em sua situação dominante. Portanto, ao observarmos os rumos da sociedade podemos ajustar a nossa conduta de entendimento de tudo o que acontece a nossa volta.

Os princípios do Reino Celestial são sólidos, imutáveis em sua essência, e contextualizados em todas as épocas. No nosso redil, as ovelhas autistas devem ser acolhidas, recebidas, cuidadas, ajudadas, protegidas, pois aprendemos assim fazer com o nosso Bom Pastor, que é Cristo.

É maravilhoso ver uma série que trata os acontecimentos relativos ao nosso Salvador Jesus, humano, sensível, bem como todos ao seu redor, sendo como nós somos: humanos, limitados, carentes, dependentes.

O Reino Celestial é a casa de todos nós, pois somos especiais, fomos Criados pelo Rei do Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.