Família sempre é assunto de conversas, debates e estudos em todos os círculos da sociedade e está profundamente ligado à existência da humanidade.
Os conceitos sempre mutáveis, oscilam como um pêndulo, de um lado a outro, por isto, é analisado constantemente.
No Século 20, este conceito teve uma mudança radical, saindo de uma família rural, envolvida, com toda a parentela, para uma família nuclear, pais e os filhos somente, reflexo de uma sociedade urbana. No século 21, era da globalização, começamos a observar a necessidade de um conceito que parte do micro para o macro.
Numa caminhada pela Bíblia encontramos o segredo para uma família abençoada e vitoriosa.
Começa-se do núcleo, em Gênesis 2:24: Por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher tornando-se os dois uma só carne. Nota-se aqui, o relacionamento da família nuclear, os dois e os filhos se os tiver.
A seguir, caminha-se para uma família mais abrangente com toda a parentela.
Na Bíblia toda encontramos várias citações genealógicas envolvendo pais, filhos, genros, noras, sogros, sogras, avôs, avós, tios, fias, primos, sobrinhos, cunhados, cunhadas, todas essas terminologias estão ditas.
Para mim, a declaração de Josué, é um compromisso de oração, de estímulo, para levar toda a família a buscar direção de Deus: Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem silvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Js 24:15.
Jesus amplia e fala da família da fé em Marcos 3:35: Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. A Bíblia envolve a todos. Em Salmo 68:6a, lemos: Deus faz que o solitário viva em família; Provérbios 18:24b: …mas, há amigo mais chegado que um irmão. E Salmos 107:41b: …e lhe prospera famílias como rebanhos.
Em tempos como os de hoje, entre tantas notícias ruins, a família cristã é a solução para a sociedade.
Partindo da nossa casa, para toda a parentela, envolvendo a família da fé, depois a toda a comunidade à nossa volta, atingiremos o objetivo – alcançar vidas para o Senhor, abençoar a cidade onde vivemos numa comunidade centrada na vontade de Deus.
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário