No evangelho do Lucas 10: 25 a 37 encontramos a parábola, bem interessante. sobre o bom samaritano, contada por Jesus. Ele retratava um princípio de seu ensino e diretriz, para ser discípulo e mensageiro do Reino celestial Usou a figura de um samaritano, povo desprezado pelos judeus. para mostrar que a atitude tomada por ele é a mais corroia de ser discípulo do Senhor. Aquele homem usou de compaixão pelo semelhante.
Compaixão e cuidado são essenciais para demonstrar a fé salvadora e obediência a Cristo. O amar a Deus é amar ao próximo e vice versa.
A vida e a graça transmitida por Jesus aos que o aceitam e caminham segundo a sua vontade produzem amor, misericórdia e compaixão pelos necessitados e aflitos. Esse amor é um dom da graça de Deus através de Cristo. O cristão devo viver sob a responsabilidade da altura do amor do Espírito Santo, tendo um coração não endurecido, mas quebrantado. Um coração insensível, diante do sofrimento e da necessidade dos outros, demonstra claramente que não tem em si a vida eterna embora possa se dizer crente.
Na sociedade pós-moderna, onde o materialismo e a busca pelo sucesso é a motivação maior, só é possível ter compaixão com urna experiência espiritual profunda com o Senhor Jesus. Muitas pessoas desistem do ajudar ao próximo em virtude à varias decepções com aqueles que foram ajudados. Atitudes como de engano, mentira, ingratidão, falsidade. desrespeito trazem tristeza, mas o cristão jamais deve deixar de sentir compaixão.
Aliás, o cristão comprometido pode ate pensar em deixar de ajudar. mas não conseguirá, pois o Espírito Santo fala mais alto em seu interior.
Nossa sociedade está precisando que olhemos com olhar de compaixão. As drogas. os vícios, as catástrofes, a violência. os desajustes, a miséria, tanto ma te quanto espiritual, tem destruído o homem, que foi criado á imagem e semelhança de Deus, Para resgatá-la é preciso que estendamos a mão, mostramos o caminho. repartamos o pão o ofereçamos uma direção para toda a eternidade. Para isso cristão se compromete com seus dízimos, ofertas, contribuições, deixando de ser egoísta e avarento e tomando-se reparador das bênçãos recebidas do senhor com o seu próximo. Esta atitude o disciplina em ser propagador do reino dos céus. Assim é compaixão. é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.
Sejamos como o bom samaritano.
Sejamos discípulos do Senhor Jesus
Pratiquemos a sua palavra e sintamos a sua presença ao nosso Lado.
Vivamos e tenhamos compaixão.
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário