Escrevo esta palavra, apés a ultima “profetada” sobre o arrebatamento, a volta de Jesus, o juizo final.
Durante toda a semana que antecedeu o dia marcado, vérios e-mails. jomais e revlstas deram alarde a tal fato. Tanto que movimentos ateistas marcaram festas e outras atividades para ridicularizarem os cristãos que creem na Blblia Sagrada, especificamente na segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Há cem anos, o mesmo fato ocorreu na América, dando origem a vários grupos e teologias derivadas deste anontecimento. Passou o dia vinte e um de maio e o terremoto não aoonteceu, conforme prediziam, e nam a destruição apocaliptica não se confirmou.
Tenho sempre dito que há uma diferença entre a esperança escatológica e “escapismo” religioso. A esperanga escatológica esté ligada a toda cronologia, iniciada após a ressurreição de Jesus. Sua Ascenção aos céus: enquanto os discipulos olhavam. …dois varões de branco se puseram ao lado deles e Ihes disseram: Varões galileus, por qua estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, virá do modo como vistes subir. (Atos 1: 10. 11).
Paulo orienta em I Tessalonicenses 5:1-11 que a vinda do Senhor é certa e repentina, e há necessidade de vigiláncia constante. Em ll Timóteo 3:1-9 fala dos males e as corrupções dos últimos dias e a seguir exorta Timóteo a permanecer leal a verdade, elogiando-o por sua firmeza.
O fato é que poderíamos discorrer em outros livros do Novo Testamento, até chegar a Apocalipse. para firmar a doutrina da esperança escatológica que e a certeza bíblica da segunda vinda do Senhor.
O escapismo religioso são estas “profetadas” que surgem de tempos em tempos, transformam-se em livros. alguns abrem igrejas e denominações sobre elas, e que tem feito com que muitos cristãos desanimem de crer, e os céticos zombem dos crédulos. Chamo de “profetada”, pois é feita pelo homem. sem base histórica, escrituristlca. sendo apenas da came, trazendo confusão. As profecias tem o seu papel de alerta e cumprimento. pois seguem e Soberania e Vontade do Todo Poderoso.
Por isso, o tempo e as épocas pertencem a Deus, que alertou dezenas de vezes, que falsos profetas e falsos crlstos estariam surgindo sempre, saídos do meio da igreja. sem realmente ter vínculo com ela. como descrito em I João 2:18-26.
Que possamos continuar crendo nesse maravilhoso acontecimento. quando a igreja do Senhor. os remidos lavados pelo Sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo, se encontrarão com Ele completando o tempo final.
Até lá não sabemos o dia e a hora, apenas, aguardamos com fé e esperança estes acontecimentos.
Maranata!
Vem Senhor Jesus!
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário