Em virtude da chegada da Igreja do Nazareno no Brasil, em Outubro de 1958, com os primeiros missionários, Dr. Earl Mosteller, sua esposa Gladys e as filhas Katleen, Virginia e Elizabeth, várias de nossas igrejas brasileiras completam aniversário, por terem sido dedicadas, neste mês. A Igreja em Valinhos é uma delas.
Ao completarmos mais um ano queremos pensar numa igreja sendo edificada.
Como edificar uma igreja? Alguns aspectos tem sido a tônica nazarena nesta área: 1. A Rocha é Cristo – A igreja é Dele, para Ele e Ele é a cabeça. Jesus disse, em Mateus 16:18: Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ele é o Senhor da igreja. Como nazarenos não pregamos a nossa idéia, a nossa revelação, o nosso pensamento; baseamo-nos Nele, que é a Rocha eterna.
Por isso, edificar a igreja, para nós, é construir em cima e nas palavras de Jesus. É encarnar o evangelho do Reino, pregando que Ele é o caminho, e a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai se não for por Ele. Ele deve controlar nossa mente, coração, alma e espírito e, com isso, pregarmos a sua mensagem.
Tudo o que somos, possuímos e fazemos deve ser Dele e para Ele. Ele é o Nosso Senhor e Salvador.
2. Continuidade da mensagem – Quando Ele chamou a Pedro, delegou a tarefa da continuidade da mensagem, assim como também aos outros apóstolos e discípulos. Edificar uma igreja significa continuidade.
Eles deram continuidade e sucessivamente, cada discípulo e geração tem cumprido a Grande Comissão conforme Mateus 28;19: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações,…
Como nazarenos estamos dando continuidade ao trabalho realizado desde as primeiras reuniões nos lares aqui em Valinhos – os primeiros irmãos, os pastores que nos antecederam, aqueles que já dormem no Senhor, as centenas de vida que, em oração, receberam bênçãos de Deus em nosso altar e ainda as crianças, os jovens e adultos que nos momentos de alegria e tristeza foram acolhidas pelo amor do Pai, em nossas reuniões.
3. A benção na cidade – Edificar uma igreja é também abençoar a vida da nossa cidade; participando da sua transformação para uma qualidade de vida de cada membro da igreja.
Como nazarenos entendemos que, quando Cristo entra no coração do homem, perdoa os pecados, batiza com o Espírito Santo, liberta dos vícios do corpo e da alma, gerando uma nova criatura, um filho de Deus que obedece à Sua Vontade e contribui para a melhoria, tanto física quanto espiritual, da família e da sociedade. A isto chamamos de prosperidade abençoada.
4. A Igreja é de Cristo e as portas do inferno não prevalecem contra ela.
Não é o templo físico ou denominacional, é ter uma experiência pessoal com o Senhor da igreja, é estar irmanado com outros irmãos, é crer na unidade da igreja.
Como nazarenos somos apostólicos, pois seguimos a continuidade da mensagem dos apóstolos. Temos revelação, pois, a Bíblia é a Palavra de Deus a qual é a revelação da Vontade de Deus para nós.
Somos carismáticos, pois cremos no carisma do Espírito Santo, como segunda obra da graça, que nos capacita para servi-Lo. Somos proféticos, pois cremos nas profecias que se cumprem a cada dia, em direção a segunda vinda de Jesus.
É essa igreja que está sendo edificada, em cada geração e, com todas elas juntas, pois o nosso elo é o amor do Pai que está em nós.
As portas de nosso templo sempre estão abertas para receber a todos.
Continuemos a edificar a Igreja do Nazareno em Valinhos sob a direção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Seja participante desta continuidade!
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário