Igreja Global é uma expressão que será muito ouvida na Igreja do Nazareno. Ao longo de sua história, a Igreja do Nazareno sempre procurou atualizar-se dentro do contexto social, afim de melhor atingir sua meta principal, a evangelização.
A mudança de nomenclatura em departamentos e diretorias foi uma das tônicas na Assembléia Geral, ocorrida entre junho e julho, últimos. A inclusão dos Estados Unidos e Canadá como Áreas Missionárias foi o grande motivo.
Em um mundo globalizado temos uma igreja global. É a adaptação para um tempo sem fronteiras, embora a xenofobia nacionalista tem aumentado, sem dúvida nenhuma estamos vivendo numa época sem demarcações. O mundo tornou-se uma imensa aldeia global. A mídia televisiva, Internet particularmente, tem quebrado a fronteira física e invadido espaços nunca alcançados. Podemos viajar ao Himalaia através dos programas via satélite de mapas e localização.
Vivemos num grande “Big Brother” de câmeras nos vigiando por todo o lado. Nos grandes centros urbanos, podemos “aparecer” em pelo menos trinta câmeras diferentes ao longo do dia. Bancos, Supermercados, edifícios, condomínios, ruas e outros lugares, estão em nome da segurança, com um “olho” sobre nós.
Por outro lado as leis em nome desta segurança e do bem-estar coletivo e individual, estão cada vez mais restringindo o que chamamos da liberdade individual.
Há uma profunda discussão sobre o limite do Estado na vida do cidadão. Uma Igreja centenária, missionária, procura adaptar-se a esse mundo global.
O grande desafio não é apenas na nomenclatura, mas na mudança da mente para nos tornarmos mais efetivos na divulgação do Evangelho. Para isso, o nosso modelo sempre é o mais atual em todos os tempos: a vida de Jesus. Se seguirmos os passos do Mestre estaremos sempre atualizados e com mente renovada. Jesus falava por parábolas, para melhor entendimento das pessoas, não discriminava ninguém, esteve na casa de Zaqueu, um cobrador de impostos, odiado pelos seus, na casa de Simão, um festeiro da época, com a mulher Samaritana, a beira do poço, com Nicodemos, um príncipe de Israel, profundo conhecedor das Escrituras e seus costumes.
John Wesley tem uma frase baseada nesta visão do Mestre, “O mundo é minha paróquia”. A visão espiritual nos leva a ouvir a ordem Dele: Grande é em verdade a seara, mas os trabalhadores são poucos: rogai ao Senhor da seara que envie trabalhadores para sua seara. Ide! Eis que vos mando como cordeiros em meio dos lobos. Lucas 10:2, 3
Que possamos renovar nossas mentes e corações diariamente para atuarmos em uma igreja global!
Que possamos encarnar a visão de Jesus: Ide ensinai a todas as nações, batizando-as, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Mateus 28:19
Que possamos levantar nossos olhos, tirarmos de nós mesmos, e observarmos as grandes oportunidades, que estão diante de nós, discípulos do Senhor Jesus, no Século 21.
Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário