A formação cristã é educar para servir. Por isso, ela começa com a criança, quando lemos no livro de Provérbios 22.6: Ensina a criança no caminho que deve andar: e, ainda quando for velho, não se desviará dele. O caminho ensinado é o dos princípios da obediência, do respeito, do altruísmo, do temor a Deus.
Quando olhamos para a vida de Jesus, observamos isso claramente, pois Ele obedeceu a seus pais José e Maria e todos os anos subia ao templo com eles para as festas comemorativas. Numa dessas ocasiões, ficou no templo entre os mestres, e foi procurado pelos pais que, ao encontra-lo, ouviram o sentido de sua missão Ele lhes respondeu: porque me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? (Lucas 2:49). Uma declaração que eles não entenderam no momento, mas ao mesmo tempo por causa dela ficaram maravilhados. A seguir, lemos no versículo 51, do mesmo capítulo: E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas cousas no coração.
Notamos ai a atitude de obediência aos seus pais, embora já soubesse de sua missão de resgatar a humanidade dos seus pecados. Só vamos encontrar novamente sua atuação, quando Ele estava com trinta anos de idade, e vai a João Batista para ser batizado. Começa, então, o ministério de Jesus: faz milagres, abençoa, caminha espalhando amor entre os homens, demonstrando que, mesmo Ele sendo Filho de Deus, humilhou-se na forma de homem e cumpriu todos os requisitos em sua formação.
Assim deve ser conosco, como cristãos, ensinar as nossas crianças o caminho do bem, levá-los a tomar uma decisão pessoal com o Salvador, ajudá-los a entender o significado de submissão, do respeito o que muito vai valer ao longo da sua caminhada na vida.
A fé cristã tem o Kerygma, proclamação, e o Didache, ensino, os quais fazem com que, por meio da direção do Espirito Santo, consigamos encontrar a vontade de Deus para nossa vida.
Em toda a nossa vida, portanto, devemos ter a humildade de aprendermos de Deus e dos irmãos, a fim de, assim, conseguirmos servir uns aos outros em amor. Lembrando que o Espírito Santo é educado, Ele só entra em nossa vida, se o permitirmos, por isso sempre estamos aprendendo.
Vivamos para servir uns aos outros.
Anips Spina – Pastor Titular
Igreja do Nazareno de Valinhos
Deixe um comentário